segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Psico ou Psiquê?!?

O que faz um Psicólogo?



Em linhas gerais, os Psicólogos desenvolvem um trabalho de investigação do desenvolvimento físico, cognitivo, emocional e social, envolvendo os aspectos do comportamento humano, além de prestar assistência à saúde mental em hospitais, escolas, instituições privadas e públicas, etc.

Através dos atendimentos, aplicações de testes, experimentos e da escuta ativa, os Psicológicos podem formular hipóteses e coletar dados para testar a validade destas hipóteses a fim de aplicar intervenção psicológica na ajuda e solução de problemas que afligem o ser humano.

Isso é o que um Psicólogo comum faz. Não a minha eterna Psico, Dayana Ferraz (CRP - 02/14404)!

Ela é única, embora ela mesma não acredite muito nisso. Às vezes, precisa que nós a lembremos disso, o tempo todo. Sem contar que sabe ser infinitamente chata quando quer. Mas é de um coração sublime, ímpar, enorme. Por esta razão, fiz a pergunta-título do post...

Psiquê (em grego: Ψυχή, Psychē) é uma personagem da mitologia grega, personificação da alma.

Seu mito é narrado no livro O Asno de Ouro de Apuleio, que a cita como uma bela mortal por quem Eros, o deus do amor, se apaixonou. Tão bela que despertou a fúria de Afrodite, deusa da beleza e do amor, mãe de Eros - pois os homens deixavam de frequentar seus templos para adorar uma simples mortal.

A deusa mandou seu filho atingir Psiquê com suas flechas, fazendo-a se apaixonar pelo ser mais monstruoso existente. Mas, ao contrário do esperado, Eros acaba se apaixonando pela moça - acredita-se que tenha sido espetado acidentalmente por uma de suas próprias setas. E os dois se casam.



Por causa da inveja de suas irmãs, Psiquê perde seu amado esposo. Implora o perdão de Afrodite, que lhe aflige a alma com quatro tarefas praticamente impossíveis de ser cumpridas (Sogra é foda, mesmo sendo Afrodite! Taquipariu!). Ajudada pelos deuses Ceres, Perséfone e Hermes, ela consegue cumprir sua tarefa e, além de ter o perdão da cobra, ops, da sogra, e reconquistar o seu amado, ainda ganha a imortalidade (Bicha de Sorte!).

Em grego "psiquê" significa tanto "borboleta" como "alma". Uma alegoria à imortalidade da alma, como a borboleta que depois de uma vida rastejante como lagarta, flutua na brisa do dia e torna-se um belo aspecto da primavera. É considerada a alma humana purificada pelos sofrimentos e preparada para gozar a pura e verdadeira felicidade.



Minha amiga querida, minha eterna Psico, você é uma linda borboleta e está destinada ao amor. Pode ter certeza disso.

Feliz Aniversário! Amo você.

- By Melonella -

Now listening: Stars, by The Cranberries. "I love you just the way you are"...


Nenhum comentário: