terça-feira, 10 de novembro de 2009

Meu lado over...








Ah! Todo mundo tem o seu, né? Há quem goste de Jessé, Waldick Soriano, Wando... e eu, gosto de Funk Melody. Gosto, mais precisamente, de um dos expoentes desse estilo, que apesar de não ter nenhuma gravação recente, continua fazendo sucesso nas pistas de dança de todo o Brasil. Estou falando do americano Stevie B.


Fala a verdade que você (você mesmo, nobre leitor), nunca remexeu o esqueleto ao som de "Spring Love", "In My Eyes", "Party Your Body", "Funk Melody", "Crying Out"? Ou ouviu naqueles programas românticos a tradução de "Because I Love You", na voz de Raldney Santos ou de Denny Oliveira? Mesmo que não tenha remexido o esqueleto, remexeu um pezinho, tamborilou com os dedinhos, manifestou-se de alguma forma! Certeza absoluta como a derivada de x² = 2x!


Falando um pouco mais sobre o Melody, é um estilo musical que faz grande uso de samplers e baterias electrônicas. Contrariamente ao funk comum, que tem letras agressivas, de cunho erótico, o funk melody é mais romântico - é A Poesia do Funk. Caracteriza-se por batidas rápidas, dançantes, vocais e arranjos melódicos e na grande maioria cantado por descendentes ou mesmo estrangeiros de origem latina, residentes ou não nos Estados Unidos, por esse motivo é chamado nos EUA de "Latin Freestyle".

As músicas que são tocadas hoje em dia são as mesmas de 20 anos atrás, apesar de ainda existirem muitos artistas que gravam freestyle no exterior. Nomes como Stevie B (considerado pela maioria - eu inclusa! - como o Rei do Freestyle), Noel (autor de Silent Morning, lembram?), Trinere, Toni Garcia, e muitos outros fizeram sucesso nas décadas de 80 (principalmente) e 90.

Now Listening: Party Your Body, by Stevie B.(o rei).

Nenhum comentário: